Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35432

Compartilhe esta página

Título: Uma nova estratégia para resolver o problema RMLSA considerando efeitos da camada física num tráfego estático
Autor(es): SOUZA, Pedro Jorge Freire de Carvalho
Palavras-chave: Engenharia Elétrica; Redes ópticas elásticas; Roteamento, formato de modulação e alocação espectral; Metaheurística; Efeito não linear; Modelo IGN; Algoritmo genético
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Pedro Jorge Freire de Carvalho. Uma nova estratégia para resolver o problema RMLSA considerando efeitos da camada física num tráfego estático. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Em redes ópticas elásticas (EON), o problema de roteamento, formato de modulação e alocação de espectro (RMLSA) vem sendo resolvido, ao longo dos anos, por meio de técnicas de otimização, com o objetivo de minimizar o uso de recursos da rede ou maximizar a capacidade de solicitações futuras. Os efeitos de camada física no problema RMLSA são de fundamental importância, dado que existe uma limitação de distância que está relacionada com o formato de modulação e a taxa de transmissão usados para transmitir o sinal. Ao considerar os ruídos do amplificador e os efeitos não lineares da fibra, é possível incluir a qualidade da transmissão (QoT) nesse processo de otimização. Neste trabalho, foi proposta uma modificação para um grupo de heurísticas tradicionais do problema RMLSA em redes ópticas elásticas para considerar os efeitos de camada física. A estratégia propõe adaptar heurísticas do RMLSA tradicionais levando em conta a potência de entrada do canal e sua SNR (Signal to noise ratio) de margem para escolher todos os formatos de modulação e atribuir recursos, relacionando a atribuição de banda do canal com a sua SNR. O principal objetivo é aumentar a eficiência espectral da rede e seu throughput, evitando que canais sejam bloqueados na camada física. Simulações foram realizadas para várias topologias e os resultados sugerem vantagens em termos de número de canais bloqueados e utilização do espectro da nova proposta em relação às tradicionais heurísticas. Além disso, este trabalho propõe uma melhoria adicional com uma meta-heurística que usa ferramentas da inteligência artificial, neste caso o algoritmo genético, para otimizar o número de canais transmitidos em cada enlace de uma rede, numa perspectiva multi-objetiva (bloqueio e utilização da rede).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35432
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Jorge Freire de Carvalho Souza.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons